João Fonseca é comparado a Alcaraz e ao número 1 do mundo após vitória em Miami

Compartilhe:

Aos 18 anos, o brasileiro se torna o mais jovem desde Alcaraz a alcançar a terceira rodada de um Masters.

João Fonseca surpreendeu no Masters 1000 de Miami com uma atuação impressionante contra Ugo Humbert, número 20 do mundo. Mesmo sendo o favorito e cabeça de chave no torneio, o francês não esperava o alto nível apresentado pelo jovem brasileiro em sua segunda partida. Após a derrota, Humbert comparou Fonseca aos dois maiores nomes do tênis atual: Jannik Sinner, atual número 1 do mundo, e Carlos Alcaraz.

“Ele jogou muito. Raramente enfrentei alguém que atuasse com tanta velocidade. Tive uma sensação parecida ao enfrentar Alcaraz na Copa Davis e Sinner em Roma. Ele dominou o jogo em todos os aspectos e teve uma grande performance. Conseguiu me recuperar no fim, mas hoje ele foi mais forte”, declarou Humbert ao L’Équipe apósdeclarou Humbert ao L’Équipe após sua derrota na estreia em Miami.

oão Fonseca faz história em Miami e se aproxima do top 50 da ATP

Sinner e Alcaraz têm sido referências na trajetória recente de João Fonseca no tênis. Ao eliminar Ugo Humbert no Masters 1000 de Miami, o brasileiro de 18 anos se tornou o atleta mais jovem, desde o espanhol, a chegar à terceira rodada de um Masters. Em 2021, Alcaraz, atual número 3 do mundo e já eliminado do torneio, conquistou esse feito.

Já Jannik Sinner, atual número 1 do mundo, teve um papel fundamental na decisão de Fonseca de ingressar no circuito profissional. No ano passado, o italiano o incentivou a desistir do esporte universitário nos Estados Unidos para apostar na carreira profissional. “Desde o início, eu pensei em ir para a universidade. Estava comprometido com Virgínia, e ele (Sinner) me disse: ‘Você está indo para a universidade? Você é bom demais para isso, vá para os profissionais'”, revelou Fonseca em 2024.

A comparação feita por Humbert se justifica em quadra. Em Miami, Fonseca venceu o francês, que o havia derrotado na Copa Davis no início do ano, e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3. Com essa campanha, o brasileiro soma 26 partidas disputadas em 2025, com apenas quatro derrotas.

O desempenho no torneio já coloca Fonseca próximo ao top 50 do ranking da ATP . Em março de 2024, ele ocupava a 341ª posição . Agora, na próxima fase, você enfrentará seu maior desafio até o momento: Alex de Minaur , australiano de 26 anos e número 11 do mundo, que derrotou o chinês Bu Yunchaokete em sua estreia na Flórida. O confronto acontece nesta segunda-feira.

Compartilhe: