“Prefeito encontra medicamentos perto do vencimento no estoque”

Compartilhe:

O prefeito  Abilio Brunini denunciou, nesta quarta-feira (26), que a Prefeitura de Cuiabá será obrigada a descartar cerca de 1 milhão de comprimidos de Enalapril, pois estão com a data de validade próxima. A fiscalização foi acompanhada pela primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris.

As caixas de medicamento, mantidas em estoque, foram adquiridas pela administração anterior e estão no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC). O Enalapril é utilizado no tratamento de hipertensão e problemas cardíacos.

Nos últimos três meses, foram distribuídas 308.880 unidades do medicamento para os postos de saúde da cidade. O fato de ser necessário descartar tantos comprimidos evidencia que as compras feitas anteriormente superaram a demanda real da população.

Em sua fala, o prefeito Abilio Brunini destacou que, além da corrupção, a má gestão também é um fator crucial para o desperdício de recursos. “A Prefeitura comprou mais medicamentos do que consome mensalmente. O que me revolta é que temos 1 milhão de comprimidos de Enalapril prestes a vencer e, ao mesmo tempo, estamos com falta de dipirona, pois a compra foi feita de forma equivocada”, afirmou.

Brunini ainda expressou seu desagrado com a situação e cobrou um planejamento mais eficiente para o gerenciamento do estoque de medicamentos. “O que me incomoda é que, em três meses, foram dispensados 300 mil comprimidos, uma média de 100 mil por mês, mas ainda temos 1 milhão de comprimidos prestes a vencer. Isso foi comprado em 2023, e agora estamos perdendo esses medicamentos devido à falta de gestão. Não houve um planejamento adequado para atender a demanda, e, por mais que tentemos distribuir, não conseguimos evitar que esses medicamentos vençam. Precisamos de um planejamento eficaz”, concluiu.

O caso será encaminhado aos órgãos responsáveis, como o Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para as devidas investigações e providências.

#PraCegoVer A imagem mostra o prefeito Abilio Brunini analisando uma caixa de medicamento, enquanto aponta as informações na embalagem para a primeira-dama e vereadora Samantha Iris, ambos em um galpão de estoque.

Compartilhe: